Em todos os lugares, é a maior praga existente.


imagem
Pertencem a um grupo de mamíferos denominados, genericamente, de roedores pois necessitam sempre estar roendo alguma coisa para que possam desgastar seus dentes incisivos, os quais crescem até 13 cm por ano. São onívoros.
Causam grandes prejuízos econômicos, através da deterioração de alimentos e acidentes elétricos, alem de causarem medo e repugnância nas pessoas.
As três espécies mais comuns são: Mus músculos(camundongo), Rattus rattus(rato de telhado) e Rattus norvegicos(ratazana).

Mus músculos (Camundongo)

imagem
O camundongo é pequeno, pesa algo em torno de 16 gramas, muito rápido, com movimentos. É um roedor que esta muito mais próximo de nós, vivendo geralmente em residências. É comum encontrá-los em fogões, gavetas e despensas de casa.

Rattus rattus (rato de telhado)

imagem
O rato de telhado é uma animal de porte médio pesando 130 gramas. É muito esperto além de ser um excelente trepador e saltador, pois possuem a cauda maior que o corpo. Dos ratos existentes sem duvida essa é uma das espécies mais astuta.

Rattus norvegicos (Ratazana)

imagem
As ratazanas são ratos grandes, pesados, lentos porém muito agressivos. Podem chegar até 50 centímetros. As suas patas traseiras são bem desenvolvidas pois alimentam-se em pé.