Em todos os lugares, é a maior praga existente.


imagem
Conhecidas como símbolo da paz , em grande quantidade e se abrigando no mesmo espaço que o seu ,ela tem potencial para tirar a sua paz ,os motivos para isso podem ser a sujidade produzida por suas fezes ou pelos ruídos produzidos ou pelas pragas que algumas carregam mecanicamente como piolhos e outros ácaros prejudiciais a sua saúde , sendo também transmissora involuntária de doenças graves como CRIPTOCOCOSE, HISTOPLASMOSE e ORNITOSE todas elas transmitidas por fungos encontrados nas fezes secas .

OS POMBOS URBANOS O pombo doméstico e o pombo correio são uma variedade do pombo das rochas do mediterrâneo, Columba lívia. São encontrados no mundo todo, exceto nas regiões polares.. Chegaram ao Brasil trazidos por imigrantes europeus no século XVI como ave doméstica, adaptando se muito bem aos grandes centros urbanos, devido a facilidade de encontrar alimento e abrigo. Através de seleção genética foram melhorados para várias finalidades; ornamental, companhia, trabalho (correio), esporte (distância e velocidade de vôo), alimentação (fonte de proteína).

Vivem de 15 a 30 anos na natureza, e somente 3 a 5 anos nas cidades, devido a doenças provocadas pela alimentação não natural e ao desequilíbrio de sua população. Formam casais por toda a vida, tendo 5 a 6 ninhadas por ano, cada uma com até 2 filhotes. Os ovos são incubados por 17 a 19 dias e os filhotes tornam – se adultos entre os 6 e 8 meses de idade.

Utilizam como abrigo locais altos, como torre de igreja, forro de telhado, topo e beirais de edifícios, vão de instalação de ar condicionado, etc... Escolhem estes locais estrategicamente, de modo que possam usá-los como abrigo e ponto de observação de sua vizinhança e da fonte de alimento, que fica num raio de, no mínimo, 200 m em locais onde há fartura de alimento, se faltar pode percorrer até 3 km para se alimentar. Por fim, cabe ressaltar que os pombos são espécies silvestres e, no Brasil, estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna e Lei de Crimes Ambientais Lei nº9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Sua perseguição, caça ou destruição, são considerados crimes.

Seu controle requer cuidados técnicos e preparo para evitar contaminação do profissional e do espaço tratado, prevenindo um problema maior, o amadorismo para essa tarefa coloca em risco por vários aspectos, muitas vezes a altura requer equipamentos e profissional treinados para isso, a limpeza requer produtos e equipamentos de proteção individuais adequados o mecanismo que vai ser usado para inibir POUSO ou PERMANÊNCIA deve ser de ótima qualidade pois o mesmo vai receber intempérie (sol , chuva, ventos e outros ) , sua fixação deve ser resistente para evitar novas invasões, detalhes que diferenciam os serviços e as empresas que os executam .Com a SANE você tem a garantia de receber o melhor em todos os detalhes.